Cervejas Ideais Para O Inverno E Suas Harmonizações

A cerveja é a bebida alcoólica mais querida pelos brasileiros, mas você sabe quais são as Cervejas Ideais Para O Inverno E Suas Harmonizações? Vou te mostrar alguns estilos de cervejas ideais para o inverno, bem como com quais comidas elas mais combinam.

Quando pensamos em cerveja costumamos imaginar algo refrescante, mas a cerveja pode ser saborosa e nos aquecer nos dias frios. As cervejas de inverno tendem a ser mais alcoólicas e pesadas. Veja abaixo alguns estilos de cervejas de inverno e suas harmonizações.

Estilos de cervejas de inverno

  • Stout – As cervejas Stout são originárias da Irlanda, de cor escura, encorpadas, cremosas e com sabor característico de malte torrado e café.

Exemplos de cervejas tipo Stout: Guinness, O’Hara’s Irish Stout,  Fuller’s Black Cab, Tupiniquim Manjar dos Deuses, Baden Baden Stout, Lohn Bier Carvoeira,  Bierland Stout e Dum Petroleum.

[adinserter block=”8″]

Harmonizações: Esse estilo de cerveja harmoniza muito bem com comidas salgadas tipo presunto de parma, queijos (gorgonzola, parmesão, provolone), panceta, carnes bem temperadas, sobremesas com chocolate (tiramissu) e sobremesas com frutas.

copo com cerveja Guinness
  • Porter – As cervejas Porters são originárias da Inglaterra, de cor marrom clara a escura produzida com malte torrado. Possui notas que remetem a café, chocolate amargo e biscoitos. Esse estilo de cerveja tem aspecto levemente licoroso com graduação alcoólica que varia de 4% a 5,4%.

Exemplos de cervejas Porter: Leopoldina Porter, Fuller’s London Porter, Wensky Baltic Porter, Heilige Porter, Colorado Demoiselle Porter.

Harmonizações: Carnes de panela, churrasco de frango e carne, presunto cru, rocambole de carne, sobremesas de banana, chocolate, cheesecake, sorvete.

[adinserter block=”8″]

  • Bock – O estilo de cerveja Bock surgiu da Alemanha, de coloração bem variada que vai do dourado, avermelhado até o castanho escuro. Essas cervejas costumam ter o amargor bem sutil, mas pode chegar ao moderado. Elas são mais maltadas e adocicadas, com notas de caramelo e tostado de pão.

Exemplos de cervejas Bock: Paulistânia Capricórnio, Black Princess Tião Bock, Bierbaum Doppelbock, Schornstein Bock, Heller Bock Zehn Bier, Kaiser Bock

Curiosidade: A Kaiser Bock não é mais fabricada desde 2013 o que é uma pena pois confesso que era minha cerveja favorita

caneca de vidro com cerveja

Harmonizações: O estilo de cerveja Bock combina com vários tipos de comida. Harmoniza com diversos petiscos, queijos, churrasco, carnes suínas, risotos, peixes, frango.

  • Cervejas Belgas (Dubbel, Tripel, Quadrupel) – As cervejas Belgas costumam ser encorpadas, maltadas, altamente fermentadas e extremamente alcoólicas. A Dubbel possui teor alcoólico que varia entre 6,5% a 8,5% e tem coloração avermelhada para marrom e sabor sutilmente tostado, apresentando notas de caramelo e frutas secas. Já a Tripel possui teor alcoólico entre 9,5% e 11%. Elas são mais claras, mais amargas e mais frutadas com notas mais cítricas. E a Quadrupel possui teor alcoólico de 10% ou mais. Possui cor âmbar escuro e aromas de frutas secas como ameixa e banana, nozes e baunilha.

[adinserter block=”8″]

Exemplos de cervejas Belgas:

Dubbel: La Trappe Dubbel, Leuven Dubbel Warlock, La Boussole Dubbel, Wäls Dubbel Belgian Strong Ale, Leuven Dubbel Cacau Monk.

Tripel: Wäls Trippel, Tripel Karmeliet, Maredsous Triple, Heilige Belgian Tripel, Leopoldina Belgian Tripel.

Quadrupel: La Trappe Quadrupel, Wäls Quadruppel, Brugs Quadrupel Straffe Hendrik, Kasteel Barista Chocolate Quadupel.

taça com cerveja escura sobre a mesa

[adinserter block=”8″]

Harmonizações:

Dubel – Combina com carnes intensas como pernil assado, além de doces feitos com base de chocolate.

Tripel – Massas com molho pesto ou molho de cogumelos, sobremesas cremosas com frutas amarelas.

Quadrupel – Carnes como costela assada, carnes de porco, risoto de cogumelos e pratos mais pesados.

Agora que você aprendeu quais são as Cervejas Ideais Para O Inverno E Suas Harmonizações é só fazer sua escolha. Se aqueça neste inverno, mas sem deixar de lado aquela cervejinha que tanto gostamos.

Bon appetit!