Tudo Sobre Vinhos Para O Dia Dos Namorados
Há uma razão muito boa para aprender Tudo Sobre Vinhos Para O Dia Dos Namorados porque é uma bebida ótima.
Existem dezenas de tipos diferentes de vinho, cada um com suas próprias comidas de harmonização ideais. Mas há os esnobes do vinho – pessoas que descrevem o suco de uva fermentado como “untuoso” ou avinagrado.
É uma pena, porque o vinho é delicioso. Entendendo de forma básica os diferentes tipos de vinho, você pode fazer uma refeição do dia-a-dia ser extraordinária. Ou transformar uma simples reunião entre amigos em algo memorável.
Compreender o vinho o torna mais saboroso
Entender mais sobre os vinhos faz com que nosso cérebro perceba os sabores de formaa mais fácil.
Por isso, reunimos um guia para iniciantes sobre diferentes tipos de vinho explicando suas diferênças para aproveitar ao máximo qualquer vinho que esteja bebendo.
Qual é a diferença entre vinho tinto e branco?
Você provavelmente não precisa de ajuda para reconhecer um vinho branco versus um vinho tinto. Eles parecem diferentes e certamente têm um sabor diferente também. Mas vale a pena entender porque esses tipos de vinho parecem e têm um sabor tão diferente. O que causa essa diferença são os taninos.
O que são taninos?
O tanino é uma substância que ocorre naturalmente nas uvas e em outras frutas e plantas (como o chá, por exemplo). O sabor do tanino é frequentemente descrito como amargo, causando uma sensação seca na boca. Os taninos surgem no vinho quando o vinicultor permite que as cascas fiquem no suco de uva enquanto ele fermenta. É também assim que os vinhos adquirem a sua cor. Vinhos que têm pouco ou nenhum contato com a casca acabam rosados ou brancos, com muito menos taninos. Os vinhos que fermentam com as cascas por mais tempo acabam vermelhos, com alto teor de taninos. Como você pode imaginar, as cascas de uvas tintas têm mais taninos do que as cascas de uvas brancas.
Tipos de vinho tinto
O tanino fornece a espinha dorsal do vinho tinto, e é por isso que você pode descrever um vinho tinto como “firme” ou simplesmente “amargo”. O tanino também dá textura ao vinho tinto, tornando-o “suave” e “macio” ou “áspero” e “mastigável”. Em geral, quanto mais escuro o vinho, maior o tanino e mais “arrojado” o sabor.
Variedades populares de vinho tinto: Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Malbec, Syrah (também conhecido como Shiraz), Bordeaux, Barbera, Sangiovese
Tipos de vinho branco
O vinho branco tem tanino, mas não o suficiente para torná-lo a estrela do show. Em vez disso, os vinhos brancos são sustentados pela acidez . É por isso que você pode dizer que um vinho é “nítido” ou “azedo”. Ou, se não houver acidez suficiente, você pode chamar um vinho branco de “flácido” ou “chato”.
Variedades populares de vinho branco: Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Sémillon, Moscato (Muscat), Pinot Grigio, Gewürztraminer
Vinho rosé
Rosé ou vinho blush, é de cor rosa. Fica assim porque é permitido ficar em contato com as cascas da uva tinta por um tempo relativamente curto em comparação com o vinho tinto. No espectro entre o vermelho e o branco, o rosé está muito mais próximo do lado claro, com tanino relativamente baixo.
Variedades populares de vinho rosé: Pinot Noir, Zinfandel, Pinot Grigio, Sangiovese