Guia Completo Sobre Tipos De Vinhos E Suas Harmonizações
Esse Guia Completo Sobre Tipos De Vinhos E Suas Harmonizações é para você aprender sobre vários tipos de vinho.
Existem vários tipos diferentes de vinho, cada um com suas próprias comidas de harmonização ideais. Quando entendemos mais sobre os vinhos, a harmonização com as refeições podem ser uma ótima experiência. E faz com que nosso cérebro perceba melhor os sabores.
Por isso fizemos esse guia para iniciantes explicando as diferenças entre os vinhos, para que você entenda e saiba aproveitar melhor tudo o que os vinhos têm a oferecer.
Diferença Entre Vinho Tinto E Vinho Branco
O vinho tinto tem uma aparência e um sabor diferente do vinho branco, e isso é fácil de perceber. Mas é importante saber que o que causa essa diferença é o tanino.
O tanino surge naturalmente nas uvas e em outras frutas e plantas que usamos para fazer chá, por exemplo. Seu sabor é dito como amargo, o que causa uma sensação mais seca na boca. Os taninos aparecem no vinho as cascas ficam no suco de uva enquanto ele fermenta. É também assim que os vinhos ganham cor. Vinhos feitos com pouca ou nenhuma casca são rosados ou brancos, ou seja, com menos tanino. Os vinhos fermentados por mais tempo e com as cascas, se tornam mais vermelhos e com alto teor de taninos. As cascas de uvas escuras têm mais taninos do que as cascas de uvas brancas.
Tipos De Vinho Tinto
O vinho tinto é descrito como “firme” ou “amargo”, justamente por conta do tanino. Ele também dá o chamado “corpo” ao vinho tinto, o que pode torná-lo macio e suave ou mastigável e áspero. Então, quanto mais escuro o vinho, mais tanino e mais corpo ele tem.
Variedades populares de vinho tinto: Cabernet Sauvignon, Zinfandel, Merlot, Pinot Noir, Cabernet Franc, Malbec, Syrah (também conhecido como Shiraz), Bordeaux, Barbera, Sangiovese
[adinserter name=”Block 8″]
Tipos De Vinho Branco
O vinho branco também possui tanino, mas não tanto. O que mais se destaca no vinho branco é a acidez.
Variedades populares de vinho branco: Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Sémillon, Moscato (Muscat), Pinot Grigio, Gewürztraminer
Tipo De Vinho Rosé
O vinho rosé possui uma cor rosada porque fica em contato com as cascas da uva escura ou tinta por menos tempo que o vinho tinto. Se comparar o vinho rosé com o vinho tinto e o branco, ele vai se aproximar ao branco por conter baixo tanino.
Variedades populares de vinho rosé: Pinot Noir, Zinfandel, Pinot Grigio, Sangiovese
[adinserter name=”Block 8″]
Vinho Tinto Gelado Ou Em Temperatura Ambiente?
Você pode beber o vinho tinto gelado, mas os taninos têm um sabor amargo com a temperatura mais baixa. E isso faz com que os vinhos tintos mais escuros não tenham o sabor tão bom quando gelados. Já os vinhos brancos e rosés, como têm baixo tanino, ficam ótimos mais frios, porém não tão gelados para não perder o sabor. Mas claro que vai de acordo do seu gosto. Não existem regras.
Vinho de Sobremesa e Vinho Espumante
Os vinhos de mesa são os vinhos tintos, brancos e rosés com teor alcoólico igual ou inferior a 14%.
O vinho de sobremesa é um vinho mais adocicado, geralmente tomado após as refeições. Nesse tipo de vinho, se adiciona o álcool após a fermentação para que ele possa reter mais de seus açúcares naturais, que costumam ser consumidos na fermentação.
Vinhos de sobremesa populares: Porto, Madeira, Vermute, Sherry, Marsala
O vinho espumante é um vinho com bastante carbonatação que ocorre na fermentação ou também pode ser colocado dióxido de carbono após a fermentação. Nos rótulos dos espumantes, você também vai ver se eles são doces ou secos.
[adinserter name=”Block 8″]
Vinhos espumantes populares: Champanhe, Prosecco, Cava, espumante rosé, Moscato, Lambrusco
Os vinhos espumantes do mais seco ao mais doce são: Natureza Bruta, Extra Bruto, Bruto, Extra Seco/Extra Sec, Seco, Demi-Sec/Semi-sec, Doux/Doce/Dulce.
O espumante é feito a partir de uma ampla variedade de uvas escuras e brancas. O champanhe propriamente dito é feito de Chardonnay, Pinot Meunier e/ou Pinot Noir.
Você pode achar um vinho denomidado champagne, mas ele ser apenas um vinho espumante. O vinho champagne é o vinho produzido na região de Champagne, na França, porém não existe nenhuma lei que proíba o uso do nome.
Sabores Dos Vinhos
Os sabores mais comuns são: frutado, terroso, picante, esfumaçado ou florido. Os vinhos frutados podem ter sabores de frutas cítricas, maçã, pêssego, cereja preta ou pêra.
Alguns vinhos podem ser fermentados em barril de carvalho que pode dar um sabor e aroma de defumação, cravo ou baunilha. Mas também existem vinhos fermentados em barrís de inox.
[adinserter name=”Block 8″]
Qual Vinho Comprar
Você pode começar pelos mais baratos porque podem ser típicos da sua região, mas você pode pedir ajuda. Tenha em mente o que você quer, se é um vinho tinto, branco, seco ou doce, encorpado ou não, etc.
Vinhos brancos populares
- Chardonnay – Frutado, amanteigado, com um toque aveludado atípico dos vinhos brancos secos.
- Pinot Grigio (também conhecido como Pinot Gris) – Simples, leve, seco e crocante.
- Riesling – Geralmente muito doce, com sabores intensos de frutas. Muito mais leve que o Chardonnay.
- Moscato – Frutado, e muitas vezes doce.
- Sauvignon blanc – Seco, azedo e ácido, com sabores de ervas e frutas tropicais.
Vinhos tintos populares
- Cabernet sauvignon – Encorpado com notas de ervas. Cabine mais jovem tem sabores ricos de groselha.
- Merlot – Frutado, picante. Muito macio, menos tânico que o Cabernet Sauvignon.
- Pinot noir – Delicado e fresco, taninos muito macios com aromas frutados.
- Zinfandel – Tipicamente picante, varia de médio a encorpado e seco a meio seco.
[adinserter name=”Block 8″]
Harmonização De Vinho Com A Comida
O vinho tinto combina com carnes vermelhas, como medalhão de filé mignon e massas. Já o vinho branco combina com pratos leves como sushis, saladas, peixes. Também combina com pratos cremosos tipo risoto ou massas com molho de queijo. Já os vinhos rosés e os espumantes são coringas porque combinam com praticamente tudo.
Agora que você já viu o Guia Completo Sobre Tipos De Vinhos E Suas Harmonizações é só comprar e se deliciar com os vinhos escolhidos. Nada como um bom vinho e boa comida.
Bon appetit!!!